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A diferença entre um público-alvo e uma persona na estratégia de marketing digital da sua empresa.

 A diferença entre um público-alvo e uma persona na estratégia de marketing digital da sua empresa.




Ter como alvo o seu público-alvo e definir a sua personalidade é essencial para uma sólida estratégia de marketing digital para o seu negócio.


Essas ferramentas costumam ser aplicadas em momentos distintos de sua estratégia de marketing digital, pois, como veremos neste artigo, existe uma diferença entre um público-alvo e uma personalidade.


Definindo o público-alvo e a personalidade em marketing digital

Definindo o público-alvo e a personalidade em marketing digital


Primeiro, vamos entender brevemente a importância de definir claramente o público-alvo e as personas.


Toda empresa precisa vender algo para alguém, seja um serviço ou um produto. E, claro, você precisa de um comprador para vender algo. Mesmo no B2B, temos um responsável pelas compras.


Quando identificamos quem é nosso cliente potencial, temos mais chance de nos comunicarmos de forma assertiva, aumentando as chances de sucesso na venda e reduzindo custos, pois não estamos investindo em pessoas que não compram o produto.


Este é o objetivo principal - determinar o público-alvo e a personalidade do seu negócio. Vamos dar uma olhada mais de perto no público-alvo e na personalidade do marketing digital.


 


Qual é o público-alvo do marketing digital?

O público-alvo é mais complexo do que a personalização, que é um grupo de pessoas com características semelhantes que as tornam potenciais consumidores do seu produto ou serviço.


As características do público-alvo variam de dados demográficos a poder de compra. Notavelmente, não há uma regra definida sobre quais requisitos seu público-alvo deve atender, mas supondo que quanto mais específico, mais oportunidades sua marca tem de se conectar com clientes em potencial, é importante atender ao maior número possível de requisitos.


Assim como a análise SWOT, a segmentação é uma das primeiras etapas em uma campanha de marketing digital que obtém resultados.


Assim, os principais pontos para determinar o público-alvo são:


• Gênero sexual

• Religião

• Localização

• Profissão

• formação - composição

• renda média

• Interesses

• hábitos de consumo عادات

Assim, conseguimos chegar, por exemplo, à seguinte definição de público-alvo:


“Homens na casa dos trinta e quarenta anos que moram no ABC paulista, são advogados, têm curso superior completo, ganham em média R $ 5 mil a 7 mil por mês, se interessam pelas novidades e adoram fazer compras online. ”


Qualquer outra informação importante pode ser adicionada à definição do público-alvo. O principal objetivo aqui é entender quem vai comprar de você.


É importante saber quem é o seu público-alvo para informar sua campanha de marketing digital, bem como outras informações sobre seus produtos e serviços.

Definindo o público-alvo e a personalidade em marketing digital

Definindo o público-alvo e a personalidade em marketing digital


O que é uma personalidade de marketing digital?

O público-alvo é mais inclusivo. Um personagem, como o nome indica, é a descrição de uma pessoa que representa o cliente ideal para o seu negócio.


Lembre-se de que esse visual não deve apenas refletir o perfil ideal do cliente. O mesmo produto pode ser vendido a mais de um tipo de pessoa, caso em que podemos ter mais de uma definição de personalidade.


A personalidade corresponde às características do seu público-alvo. Ou pelo menos a maioria desses recursos. Se você tiver muita discrepância, algo pode estar errado.


Além dos critérios mencionados anteriormente na determinação do público-alvo, para determinar a personalidade, devemos levar em consideração:


• Funções sociais

• estilo de vida

• Interesses

• O engajamento

Ao trabalhar especificamente para marketing digital, também é importante considerar o seguinte:


• Uso frequente da Internet

• Rede social favorita

• Taxa de rejeição de anúncios

• Poder de compra online

Nesse caso, podemos até nomear nossa pessoa, e teremos, por exemplo, o seguinte resultado:


“Juliana, de 25 anos, mora na zona sul de São Paulo, estuda gastronomia, trabalha em restaurante italiano, adora viajar, vai ao teatro e ao cinema e não se recusa a comer em bons restaurantes. Solteira, ainda mora com os pais, tem animal de estimação, prefere animais, mas não é vegana. Ele gosta de usar o Instagram para descobrir novos restaurantes, roupas e sapatos e descobrir novos destinos de viagem. Suas principais postagens nas redes sociais são sobre viagens e comida que ela mesma prepara. Ela costuma comprar online, especialmente joias e acessórios. Tem vontade de aceitar novos produtos, principalmente de marcas que se mostra envolvida no social. ”


Definir uma persona é mais detalhado do que definir um público-alvo em marketing digital. Isso ajudará você a entender melhor o perfil de consumidor ideal da sua marca e a criar campanhas que possam associar sua marca a esse público com maior confiança.


Quando falamos sobre marketing de entrada, a personalidade é muito importante. Dessa forma, você pode desbloquear uma variedade de conteúdo relevante para seu público que não está necessariamente relacionado ao seu produto.


Criar um personagem não é uma tarefa fácil. Faça muita pesquisa, estudo e análise do seu público. Se você já possui um produto ou serviço no mercado, identifique seus melhores clientes. Você pode usá-los como referência para criar seu próprio personagem.


Definindo o público-alvo e a personalidade em marketing digital

Definindo o público-alvo e a personalidade em marketing digital


Dica importante: não defina seu público-alvo e personalidade muito rapidamente. Faça isso com calma, analise e repita se necessário. Seja honesto e realista ao definir seu público-alvo. Entenda quem é o seu produto. Não se deixe enganar pelo público que pode ter mais poder de compra se o seu produto não for criado para ele.


 


Espero que, neste artigo, eu tenha ajudado você a entender como definir o público-alvo e a personalidade de sua estratégia de marketing digital e a diferença entre os dois.

Admin
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