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Público-alvo: Aprenda como definir o seu

  Público-alvo: Aprenda como definir o seu



Para alcançar ótimos resultados com marketing digital e tradicional, você precisa conhecer o público-alvo que deseja atingir e criar uma campanha que o atenda diretamente.



O sucesso das estratégias de comunicação depende muito de quão bem conhecemos as pessoas com quem queremos falar.


Conhecer o mundo dos seus clientes ou potenciais clientes impede que você apenas fale sobre o que a empresa sabe, possibilitando falar sobre o que o seu público procura e gostaria de saber, o que provoca maior identificação com a marca.


Portanto, se você deseja fazer o marketing da maneira certa, fique atento. 🙂


Qual é o público-alvo da obra?


O público-alvo é um conceito bastante conhecido e popular em marketing e comunicação empresarial.


Também conhecida como meta, nada mais é do que uma parte da sociedade na qual os serviços e produtos da sua empresa podem ser úteis.


A importância de conhecer essas pessoas não se deve apenas ao fato de elas consumirem seu produto, mas também em entender como veem sua marca.


O uso de formulários, pesquisas online e grupos de foco são maneiras de aprender mais sobre seu público-alvo de mercado, tendo em mente que quanto mais pessoas você tiver, mais informações obterá ao determinar sua meta de marketing.


Por exemplo, você pode apresentar um produto a um público específico, conforme mostrado abaixo:


Rapazes de classe média com idades entre 13 e 17 anos que frequentam escolas especiais e têm dificuldades na adolescência. Eles adoram estar sempre na moda, por isso colecionam tênis de marca.


Por que é importante definir seu público-alvo?


Você já deve saber que é impossível agradar a todos, certo? E também funciona no mundo dos negócios.


Seu produto / serviço, por mais útil que seja, não pode ser dirigido a todos, porque se você quiser apresentá-lo a todos, não está fornecendo nada a ninguém. Aqui está uma velha história: se você quiser fazer tudo, não faça nada.


Ou seja, você não pode anunciar para ninguém sem entender quem realmente precisa do que você está vendendo.


Portanto, além de entender seu público-alvo, também é importante conhecer e estudar alguns dos dados que determinarão quem realmente é seu público-alvo. Entre eles existem várias categorias que podem ser de fundamental importância neste processo ...


Público-alvo x Pessoa: Qual é a diferença?


Muitas vezes há confusão conceitual, mas uma coisa pode ser dita com certeza: personalidade e público-alvo não são sinônimos.


Vamos dar um exemplo prático:


Público-alvo: Homens e mulheres de 24 a 30 anos, solteiros, arquitetos credenciados, com renda média mensal de R $ 3.500. Eles pretendem aprimorar suas habilidades profissionais e desfrutar de viagens.


Pessoa: Pedro Paulo, 26, recém-formado e arquiteto autônomo. Ele usa ativamente canais como Instagram, LinkedIn e YouTube. Seu principal objetivo é desenvolver sua carreira fazendo o mestrado no exterior, pois adora viajar, é solteiro e sempre deseja um intercâmbio. Você está procurando uma agência para ajudá-lo a encontrar as universidades mais econômicas da Europa que aceitam estudantes internacionais.

Você notou a diferença? Seu público-alvo é geralmente um grande segmento da comunidade para a qual você vende seus produtos ou serviços. Uma persona, conforme mencionado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal de forma mais humana, detalhada e personalizada.


O personagem tem que ser tão real quanto a pessoa real, afinal, foi assim que eu o criei. O público-alvo não fornece informações, dados e ideias suficientes para criar uma boa estratégia de marketing digital.


Para dar outro exemplo prático, se você definir seu público-alvo apenas como "jovens de 25 anos indo para a faculdade", não será capaz de definir seus comportamentos, dores e necessidades. Agora, se você se apresentar, verá que uma mulher de 25 anos casada com um filho na faculdade é muito diferente do comportamento de uma mulher solteira de 25 anos que também está na faculdade.


Bem, você já entende a importância da criação de personagem para bons resultados em sua estratégia, certo? 🙂


3 dicas para definir seu público-alvo


Para entender quem é o seu público-alvo, basta seguir estas três dicas simples!


1. Conheça o seu mercado

As empresas devem gerenciar bem seus próprios recursos e monitorar de perto as tendências nos mercados de consumidores e fornecedores.


Como em outros setores, o mercado muda com frequência e as empresas precisam acompanhar esse processo de mudança.


Ajuda a entender o que o público-alvo deseja.


2. Explore muito

Pesquisas de coleta de dados são essenciais para obter uma descrição precisa do seu público-alvo, pois essa conclusão não funciona em marketing.


As pesquisas podem ser feitas usando pesquisas e formulários online - há muitas pesquisas gratuitas, incluindo o Formulários Google.


Recomendamos ao final da pesquisa comparar todos os dados coletados com as informações sobre sua empresa que já foram inseridas no Google Analytics.


3. Defina seu público-alvo.

Depois de sua pesquisa, é hora de definir seu público-alvo. Com os dados, você tem que preencher algumas lacunas, por exemplo:


Demográfico: gênero; era; Renda; nível de educação ; Estado civil.

Geografia: onde moram seus clientes em potencial? Eles moram perto da sua empresa ou longe?

Usuário final ou empresas: seu produto é destinado a usuários finais ou pessoas jurídicas?

Características psicológicas: Determine se existe algum comportamento adequado entre quem compra de você;

Geração: Este elemento pode ser muito importante para alguns negócios. Portanto, selecione se o seu consumidor é Baby Boomer, Geração X, Millennial ou Geração Z;

O Ciclo de Vida: O seu público-alvo é recém-casado, esperando um filho? Eles são realmente pais com filhos adultos ou filhos? O ciclo de vida também pode ser importante para sua empresa.

Seguindo nossos conselhos, sua empresa poderá criar formas mais eficazes de divulgar seus produtos e / ou serviços, atrair potenciais clientes e gerar boas vendas.


Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e continue acompanhando nosso blog, pois sempre temos novidades para ajudá-lo no seu trabalho diário!


Seguindo essas dicas, será muito mais fácil para você criar conteúdo, serviços ou produtos! Além disso, se precisar de ajuda com esse problema, nós a bordo do Migrate Your Business ficaremos felizes em ajudá-lo com a tarefa! Venha falar com um dos membros da nossa equipe.

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