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5 dicas essenciais para identificar o público-alvo de sua empresa

 5 dicas essenciais para identificar o público-alvo de sua empresa

Definir o público-alvo não garante o sucesso, mas a deficiência certamente levará ao fracasso. Preste muita atenção a esta etapa.

 



Objetivo: definir o público-alvo da sua empresa é essencial para o sucesso


Como defino o público-alvo de meus produtos?


O produto ou serviço tripartido, vendas e cliente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Vendemos algo para alguém. Para que isso aconteça, alguém precisa se preocupar com o que você tem para vender. Seu público-alvo é o grupo de pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo que você oferece.


Seu público-alvo possui uma série de características que são relevantes o suficiente para indicar uma oportunidade maior ou menor para clientes em potencial pertencentes a esse grupo comprarem seu produto ou serviço. As características do seu público-alvo são duas edições principais. Demográfico e comportamental.


Enquanto o primeiro indica, por exemplo, quem são, onde moram, idade, estado civil, se têm filhos, com que trabalham e quanto ganham; A segunda descreve como essas pessoas vivem e o que fazem, por exemplo, o que compram, quanto gastam, entre outras características.


Dependendo do tipo de negócio ou produto que você vende, algumas características podem ou não ser mais relevantes para determinados comportamentos que influenciam a compra ou o interesse de seu público-alvo em sua oferta.


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No final das contas, o que você precisa observar é o comportamento de compra de seu público-alvo e quais são os fatores - características - que o impulsionam ou podem conduzir ao seu negócio, produto ou serviço. O desafio é capturar essas informações e usá-las de maneira inteligente.


As redes sociais despejam muitas informações sobre o comportamento e os hábitos dos clientes, como se movem, para onde vão, quanto gastam e quanto, dependendo dos segundos. A boa notícia é que a maioria das redes sociais fornece ferramentas interessantes para aproveitar essas informações - big data - sem gastar muito dinheiro. Alguns focados nas pessoas (B2C - do negócio ao consumidor) e outros nas empresas (B2B - do negócio ao negócio).


Fala-se muito sobre IA e seu uso para inferir, a partir das informações obtidas, as ações a serem tomadas. É apenas uma questão de tempo até que este tipo de ferramenta esteja disponível. E você definitivamente não precisa esperar muito pela sua mão.


Algumas sugestões simples podem ajudá-lo neste trabalho, embora nem todos os benefícios da tecnologia ainda estejam disponíveis:


1. Procure as informações: Conhecer o mercado em que atuará ou onde atuará é muito importante. Reúna o máximo de informações possível sobre os dados demográficos. Mas concentre-se no que precisa ser feito com sua estratégia, produto ou serviço. Não perca tempo com informações menos relevantes;


2. Segmente seu mercado: tente criar subgrupos dentro do mercado que possam ter comportamentos de compra semelhantes e trabalhar de acordo com esses setores. Com ofertas focadas e assertivas, suas chances de sucesso aumentam;


3. Crie ofertas assertivas: agregue suas ofertas para atender aos requisitos dos setores que você identificou. Você pode até pensar em algumas necessidades que seu público ainda não identificou, mas tenha cuidado e tente atendê-las no que precisam antes de criar uma apresentação;


4. Cuide do seu gosto pessoal: o que é bom para você não é necessariamente bom para o seu cliente. Suas apresentações não funcionam com o que você pensa, mas com base no que você aprendeu com os segmentos e comportamentos de seus clientes em potencial, a menos, é claro, que esteja trabalhando com segmentos cujos perfis sejam semelhantes ao seu.


5. Comunicação, comunicação e comunicação: Determine os canais de comunicação mais adequados com os setores indicados e tente falar com eles na linguagem e na forma de cada um deles. O uso correto da abordagem e da linguagem tornará sua comunicação mais assertiva e despertará o desejo do seu público de conhecê-lo melhor.


Definir o público-alvo não garante o sucesso, mas a deficiência certamente levará ao fracasso. Preste muita atenção a esta etapa.

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