Público-alvo: o que é e por que você precisa saber quem é
Você sabe quem é o seu público-alvo? A primeira etapa é identificar o segmento de mercado-alvo que você deseja que sua marca alcance.
Isso se deve ao fato de que as estratégias e campanhas não são mais consideradas no nível macro, mas agora são desenvolvidas de forma fragmentada. Ou seja, atingir um grupo de consumidores com características comportamentais e demográficas semelhantes.
É importante definir o seu público-alvo e não usar a comunicação de massa, porque se você atingir todos os públicos, não estará se comunicando com as pessoas realmente importantes.
Essa percepção surgiu com o Marketing 2.0, quando as empresas decidiram que os consumidores não eram monolíticos, mas grupos com características comuns. As marcas estão começando a abraçar essa perspectiva segmentada.
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É assim que o conceito de público-alvo foi padronizado. São os consumidores para os quais a marca direciona suas estratégias e campanhas, atendendo necessidades e desejos.
E por que conhecer seu público-alvo é tão importante para sua marca? Podemos entender melhor agora?
Qual é o público-alvo
Também conhecido como target (em inglês), mercado-alvo e até mesmo segmento-alvo, é um grupo de consumidores com características semelhantes, que são identificados pelo mercado que a marca almeja e faz campanha.
Em outras palavras, o público-alvo pode ser definido como segmentação de mercado. Este mercado é um mix de segmentos com características gerais que compartilham características comportamentais e demográficas semelhantes, como sexo, idade, personalidade, escolaridade e estilo de vida.
Essas características são importantes para a empresa, pois influenciam as decisões de consumo. Como funciona? Depois de definir os setores, a marca define quais pretende atingir para atrair os consumidores mais próximos da marca com potencial para se tornarem clientes.
Por que a segmentação é importante
Identificar o público-alvo tornou-se uma ocorrência comum em estratégias de publicidade e marketing.
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A segmentação de mercado transformou o campo do marketing em pesquisa do comportamento do consumidor, a fim de desenvolver estratégias e soluções específicas para eles.
Definir o seu público-alvo é importante porque ajuda:
Posicionamento relevante e exclusivo: identificar seu público-alvo é extremamente importante para determinar sua posição no mercado. Para conquistar espaço na mente dos consumidores, você precisa conhecer bem o seu público e se aproximar dele. Construir sua marca também depende das características de seus consumidores, bem como desenvolver uma proposta de valor que também se alinhe aos valores dos próprios consumidores.
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Comunique-se melhor com as pessoas: ao atingir um grupo de consumidores, você pode aproximar a marca do segmento-alvo, usar uma linguagem que fale com esse setor e adotar uma abordagem que atenda às suas necessidades e desejos.
Destaque-se da concorrência: como os consumidores são diferentes, você precisa saber como focar na parte que entende sua proposta de valor e se alinha aos valores de sua marca. O objetivo é tornar a marca memorável quando o consumidor pensar no seu próprio segmento de mercado. Portanto, para se diferenciar da concorrência, é importante ter uma definição clara do seu público-alvo.
Crie melhores campanhas: não tente alcançar quem não tem dinheiro para comprar. Para obter resultados, conheça seu público-alvo para que possa escolher as ferramentas mais eficazes para o sucesso de sua campanha.
Defina o seu público
Não confie em suposições. O que você acha que vai funcionar nem sempre acontece. Para criar produtos e estratégias que ressoem no mercado, tente reunir dados que reflitam a realidade e busquem entender seu público para determinar suas decisões.
Portanto, estude cuidadosamente o mercado, analisando estudos de comportamento do consumidor para entender suas necessidades.
Além disso, tente entender a posição de seus concorrentes, bem como os segmentos que eles realmente atendem. Ou seja, antes de desenvolver soluções, estude o mercado para entender o segmento-alvo e assim conseguir justificar sua decisão.
Para definir seu público-alvo, é importante descrever suas características com o máximo de detalhes possível. Evite descrições genéricas.
Quanto mais informações você fornecer sobre seu segmento-alvo, melhor para determinar sua estratégia de marca. Nesse sentido, tente pesquisar questões demográficas, comportamentais e geográficas, entre outras, para criar uma descrição ampla.
Também é importante conhecer seu produto e negócio para entender as soluções oferecidas ao consumidor.
Tente definir:
Razões para adquirir seu produto;
Problemas resolvidos pelo produto e / ou serviço;
Exibir marca e valor do produto;
Os benefícios que oferece ao consumidor
Lembre-se que uma mesma marca pode trabalhar com mais de um segmento, mas você deve criar estratégias específicas para cada um deles.
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