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Público-alvo: o que é e por que você precisa saber quem é

 Público-alvo: o que é e por que você precisa saber quem é

Você sabe quem é o seu público-alvo? A primeira etapa é identificar o segmento de mercado-alvo que você deseja que sua marca alcance.



Isso se deve ao fato de que as estratégias e campanhas não são mais consideradas no nível macro, mas agora são desenvolvidas de forma fragmentada. Ou seja, atingir um grupo de consumidores com características comportamentais e demográficas semelhantes.


É importante definir o seu público-alvo e não usar a comunicação de massa, porque se você atingir todos os públicos, não estará se comunicando com as pessoas realmente importantes.


Essa percepção surgiu com o Marketing 2.0, quando as empresas decidiram que os consumidores não eram monolíticos, mas grupos com características comuns. As marcas estão começando a abraçar essa perspectiva segmentada.


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É assim que o conceito de público-alvo foi padronizado. São os consumidores para os quais a marca direciona suas estratégias e campanhas, atendendo necessidades e desejos.


E por que conhecer seu público-alvo é tão importante para sua marca? Podemos entender melhor agora?


Qual é o público-alvo

Também conhecido como target (em inglês), mercado-alvo e até mesmo segmento-alvo, é um grupo de consumidores com características semelhantes, que são identificados pelo mercado que a marca almeja e faz campanha.


Em outras palavras, o público-alvo pode ser definido como segmentação de mercado. Este mercado é um mix de segmentos com características gerais que compartilham características comportamentais e demográficas semelhantes, como sexo, idade, personalidade, escolaridade e estilo de vida.


Essas características são importantes para a empresa, pois influenciam as decisões de consumo. Como funciona? Depois de definir os setores, a marca define quais pretende atingir para atrair os consumidores mais próximos da marca com potencial para se tornarem clientes.


Por que a segmentação é importante

Identificar o público-alvo tornou-se uma ocorrência comum em estratégias de publicidade e marketing.


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A segmentação de mercado transformou o campo do marketing em pesquisa do comportamento do consumidor, a fim de desenvolver estratégias e soluções específicas para eles.


Definir o seu público-alvo é importante porque ajuda:


Posicionamento relevante e exclusivo: identificar seu público-alvo é extremamente importante para determinar sua posição no mercado. Para conquistar espaço na mente dos consumidores, você precisa conhecer bem o seu público e se aproximar dele. Construir sua marca também depende das características de seus consumidores, bem como desenvolver uma proposta de valor que também se alinhe aos valores dos próprios consumidores.

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Comunique-se melhor com as pessoas: ao atingir um grupo de consumidores, você pode aproximar a marca do segmento-alvo, usar uma linguagem que fale com esse setor e adotar uma abordagem que atenda às suas necessidades e desejos.

Destaque-se da concorrência: como os consumidores são diferentes, você precisa saber como focar na parte que entende sua proposta de valor e se alinha aos valores de sua marca. O objetivo é tornar a marca memorável quando o consumidor pensar no seu próprio segmento de mercado. Portanto, para se diferenciar da concorrência, é importante ter uma definição clara do seu público-alvo.

Crie melhores campanhas: não tente alcançar quem não tem dinheiro para comprar. Para obter resultados, conheça seu público-alvo para que possa escolher as ferramentas mais eficazes para o sucesso de sua campanha.

Defina o seu público

Não confie em suposições. O que você acha que vai funcionar nem sempre acontece. Para criar produtos e estratégias que ressoem no mercado, tente reunir dados que reflitam a realidade e busquem entender seu público para determinar suas decisões.


Portanto, estude cuidadosamente o mercado, analisando estudos de comportamento do consumidor para entender suas necessidades.


Além disso, tente entender a posição de seus concorrentes, bem como os segmentos que eles realmente atendem. Ou seja, antes de desenvolver soluções, estude o mercado para entender o segmento-alvo e assim conseguir justificar sua decisão.


Para definir seu público-alvo, é importante descrever suas características com o máximo de detalhes possível. Evite descrições genéricas.


Quanto mais informações você fornecer sobre seu segmento-alvo, melhor para determinar sua estratégia de marca. Nesse sentido, tente pesquisar questões demográficas, comportamentais e geográficas, entre outras, para criar uma descrição ampla.


Também é importante conhecer seu produto e negócio para entender as soluções oferecidas ao consumidor.


Tente definir:


Razões para adquirir seu produto;

Problemas resolvidos pelo produto e / ou serviço;

Exibir marca e valor do produto;

Os benefícios que oferece ao consumidor

Lembre-se que uma mesma marca pode trabalhar com mais de um segmento, mas você deve criar estratégias específicas para cada um deles.


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