-->

Vistos gold: como os investidores superam as restrições

Vistos gold: como os investidores superam as restrições

Uma aposta num alojamento que também seja utilizado para fins turísticos é uma alternativa aos vistos gold.

Visto Gold em Portugal



Tudo mudou no regulamento do visto dourado em 2022. A 1 de janeiro, terminou este sistema no litoral e nas zonas urbanas de Lisboa e Porto, numa tentativa de direcionar o investimento para o interior do país. Mas os investidores estrangeiros contornaram as novas restrições e encontraram outras formas de investir nas grandes cidades portuguesas em troca de autorizações de residência, ou seja, investir em habitação também utilizada para fins turísticos e em imóveis não residenciais.


O mercado está a adaptar-se às novas regras dos vistos gold, que se traduzem não num maior investimento no interior do país, mas em formas legais de contornar as novas restrições à obtenção de autorização de residência para atividade de investimento. (ARI) em um país. Isto porque “não será por decreto que vamos levar investimentos para o interior”, disse Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), citando o Jornal de Negosios.


Mas como os investidores estrangeiros contornam as restrições à concessão de vistos dourados? Segundo a mesma publicação, três investimentos alternativos ao Golden Visa vêm ganhando espaço desde o início do ano:


investimento em habitação que também tenha uso turístico: neste caso o investidor tem o direito de uso da casa por um determinado período de tempo durante o ano, e no restante, é destinada à exploração turística;

Investir em imóveis não residenciais: Apostar em lojas ou outros imóveis comerciais era uma opção para potenciais candidatos ao ARI;

Fundos de capital de risco: Manter ações em fundos pode qualificá-lo para uso doméstico.

Só com os vistos gold foram investidos mais de 5.545 milhões de euros em imobiliário no país de outubro de 2012 a janeiro de 2022, e em contrapartida foram atribuídos 9.660 ARIs, revelam dados dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras. Até agora, os números de pedidos aprovados ainda não refletem as mudanças na lei. Isto porque as operações demoram vários meses a serem aprovadas pelo SEF. Em janeiro e fevereiro de 2022, foram concedidos 188 vistos, dos quais 140 relativos à aquisição de imóveis.


Além disso, o regime de vistos dourados está no centro das negociações europeias. Isto porque os eurodeputados querem acabar com a cidadania através de regimes de investimento (golden passaportes) e apelar às regras da UE para um maior controlo sobre os regimes de residência (golden vistos).

Admin
Encontre milhares de ideias e moldes para artesanato e corte e costura
Mais recentes Antigos

Related Posts

There is no other posts in this category.

Postar um comentário

Subscribe Our Newsletter