-->

Mais-valias: saiba o que são e como se calculam

 Ganhos de capital imobiliário: o que são e como são calculados?



Mais-valias: saiba o que são e como se calculam

Ao vender uma casa com lucro, você deve levar em consideração os impostos aplicáveis, quando e como. Advogados ajudam a explicar.

Ganhos de vendas residenciais


O que são ganhos de capital imobiliário?

Quando são tributados os ganhos de capital imobiliário?

Como são calculados os ganhos de capital imobiliário?

Mais e mais pessoas estão vendendo casas e acreditam que todo o produto da venda da propriedade será lucro. Assim aproveitamos para explicar neste artigo, de forma muito simples, as características gerais das mais-valias imobiliárias, com o auxílio de juristas.


O que são ganhos de capital imobiliário?

Agora, a mais-valia do imóvel é o resultado que obtemos quando subtraímos do valor de venda do imóvel:


O valor pelo qual a casa foi adquirida (após aplicação do fator de correção de caixa);

custos de recuperação (por exemplo, negócios);

Determinadas despesas relacionadas com a venda e aquisição, que são os impostos e taxas de registo relativos à aquisição, nos termos do artigo 10.º e do artigo 43.º, n.º 1 do Código do IRS (“CIRS”).

Cálculo de Ganhos de Capital

Foto de Anna Nekrashevich em Pixels

Quando são tributados os ganhos de capital imobiliário?

A boa notícia é que o imposto sobre ganhos de capital imobiliário só se aplica aos imóveis adquiridos após 1º de janeiro de 1989. Ou seja, todos os imóveis que foram registrados em nome de alguém antes de 1º de janeiro de 1989, e independentemente de terem sido adquiridos, serão estar. Isenção de impostos sobre ganhos de capital na venda de casa, conforme explicado por CRS Advogados neste artigo para idealistas/notícias.


Como são calculados os ganhos de capital imobiliário?

Mas se não, então você precisa saber que terá que pagar a mais-valia da venda da casa ao Departamento Financeiro. Pode não ser um pouco. Isto porque para os residentes fiscais em Portugal, o valor das mais-valias será incluído na restante autoridade fiscal, ou seja, a taxa exata dependerá do escalão de IRS a que pertence o proprietário. No entanto, o imposto a ser apurado não incidirá sobre a totalidade da mais-valia, mas sobre 50% dela.


Exemplo:


Se depois de calcular os ganhos de capital obtivermos um lucro de € 80.000, apenas 50% desse valor é tributado, ou seja, € 40.000.

Assim, serão 40.000 euros, e não 80.000 euros, que serão incluídos na sua autoridade fiscal para pagar o imposto em causa.

Tributação de ganhos de capital em imóveis

Foto de Natalia Vitkevich em Pixels

Mas não se desespere. Há outras boas notícias. Se o valor de venda de uma casa destinada a residência particular e permanente for reinvestido na compra de outra residência particular e permanente, em Portugal ou noutro Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, deixa de estar sujeito à cobrança de impostos . Mas atenção, só é possível usufruir desta isenção de ganho de capital imobiliário se tudo for tratado até 36 meses após a venda ou até 24 meses antes da compra.


A mesma coisa acontece se for aplicado o valor de reinvestimento da venda da casa:


na aquisição de produtos como contratos de seguro de vida financeiro;

adesão individual a um fundo de pensão aberto;

Contribuições para o regime geral de capitalização.

Se fizer apenas um reinvestimento parcial, a isenção de mais-valias imobiliárias acima referida incidirá apenas sobre a parcela relativa do valor de venda correspondente ao valor reinvestido.


“Por isso, na hora de tomar decisões sobre o seu patrimônio patrimonial, bem como ao planejar uma sucessão (herança ou doação vitalícia) para ele, não deixe de consultar um especialista para se aprofundar nesse tema complexo.”

Admin
Encontre milhares de ideias e moldes para artesanato e corte e costura

Related Posts

Postar um comentário

Subscribe Our Newsletter