-->

Como aumentar as habilidades de redação dos alunos

 Como aumentar as habilidades de redação dos alunos



O ato de escrever é um dos mais importantes no campo da educação. Saber se expressar por meio das palavras é essencial ao longo da carreira acadêmica, desde os ensaios acadêmicos, passando por projetos de ensino superior, até dissertações e teses. A falta de confiança muitas vezes pode tornar essa tarefa difícil para o aluno. Porém, algumas dicas podem ajudar o tutor, ou mesmo o gerente, a despertar o editor que existe dentro de cada aluno.


A escrita é uma parte importante da vida universitária e deve ser incentivada entre os alunos. Fonte: escrevendo morro acima

A escrita é uma parte importante da vida universitária e deve ser incentivada entre os alunos.

Fonte: escrevendo morro acima


JANGADA


A estratégia RAFT é uma maneira interessante de ajudar os alunos a entender como um bom texto é estruturado. A sigla é composta pelas palavras em inglês papel (função), público (público), formato (formato) e assunto (assunto). O papel se refere a quem o escritor assumirá e fornece um contexto para começar a escrever. O papel pode ser o de aluno, pesquisador, colega, professor. São exemplos focados no contexto escolar, mas existem muitas maneiras diferentes de interpretar um personagem. O público, por sua vez, define para quem o texto é escrito, o que também influenciará na escolha do estilo e das palavras. O formato se refere ao tipo de texto: resenha, resenha, coluna, carta, redação, projeto de pesquisa.


Por fim, o assunto estrutura a mensagem a ser transmitida e geralmente é definido por uma frase, desde o clássico infantil "como foram minhas férias" até assuntos mais adultos como "o que aprendi lendo os livros oferecidos na disciplina". Títulos descritivos de artigos acadêmicos também são assuntos ou tópicos. Esta estratégia para descrever a escrita à mão é uma ótima maneira de entender como o texto é criado. E mesmo a criação de tabelas RAFT, mesmo sem escrever nada no início, pode ajudar o aluno a se acostumar com o mundo da expressão através das palavras.


Estimule o processo de escrita


Para tornar ainda mais interessante para o aluno começar a escrever, uma boa ideia é sugerir a escrita de um texto a partir de uma imagem ou fotografia. Esta técnica irá aprofundar a visão crítica, a criatividade e também do ponto de vista de cada um. Reunir os alunos em pequenos grupos de leitura para obter feedback de seus colegas sobre sua escrita também pode ser bastante difícil. A resposta dos colegas pode fazer com que o aluno entenda que escreve melhor do que imaginava.


Respiração guardiã


Muitas pessoas não se consideram bons escritores só porque não têm confiança para escrever. É papel do professor ou tutor incentivar o aluno a praticar a escrita, a compartilhá-la, a analisar o próprio trabalho e a buscar aprimoramento. No entanto, o aluno deve ser constantemente lembrado de que um aluno é, antes de tudo, um escritor. É impossível passar pela vida universitária sem ter que se expressar corretamente por meio da escrita. Assim, ao se visualizar como o escritor que é, o aluno poderá assumir essa posição e ter mais confiança na produção de um texto.


A escrita é uma habilidade importante para trabalhar em qualquer sala de aula, física ou virtual. Um aluno que se expressa bem certamente fará a diferença em sua futura profissão, principalmente quando se trata de áreas que tradicionalmente não estão relacionadas à arte da escrita. Vencer esse desafio para seus alunos não é apenas uma maneira de ensiná-los a escrever, mas também de aumentar sua confiança em outros assuntos de seu aprendizado.


Quais são as técnicas de estimulação da escrita usadas em sua instituição de ensino? Os alunos são incentivados a escrever? Compartilhe sua experiência conosco. E certifique-se de assinar nosso boletim informativo

Admin
Encontre milhares de ideias e moldes para artesanato e corte e costura

Related Posts

Postar um comentário

Subscribe Our Newsletter