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O que é um site responsivo?

Descubra O que é um site responsivo?

 O que é um site responsivo?


Quando falamos em transformação digital, a ideia de que o mundo passou por grandes mudanças que tornaram a experiência do usuário uma experiência completamente diferente é muito simples. Hoje em dia, o usuário aprende muito mais, antes mesmo de entrar em contato com a empresa, e isso só é possível pela facilidade de obtenção de informações online.



Quantas vezes por dia somos afetados por anúncios de produtos que não pesquisamos, mas que fazem sentido em nosso dia a dia de acordo com nossos interesses? Vários, certo?

Acontece que as empresas estão cada vez mais atentas ao comportamento e aos interesses das pessoas, o que nos obriga a ser mais flexíveis no processo de compra.

Um passo muito importante nessa experiência é adaptar todo o percurso que o usuário fará da forma que mais lhe convier, levando em consideração o momento da viagem de compras que está fazendo e até mesmo o dispositivo que está utilizando. .uso. A ferramenta que nos permite criar essa experiência única é o nosso site.

Portanto, vamos falar sobre capacidade de resposta e alguns dos muitos benefícios que você pode obter se seu site estiver pronto para o futuro (ou, você pode dizer, no presente) e responsivo.

 

O que é um site responsivo?


A capacidade de resposta é a capacidade de um site se adaptar a qualquer dispositivo e tamanho de tela que um usuário pode usar para acessá-lo, por exemplo, um site acessado do desktop será otimizado para um tamanho de tela maior e para a navegação do mouse no outro lado. Sempre que o mesmo site for acessado por um dispositivo móvel, ele estará equipado para navegação por toque, o que simplifica a experiência do usuário para que seja mais conveniente para ele encontrar conteúdo e acessar páginas.

 

Quais são os principais motivos para ter um site responsivo?


Os benefícios são variados, e vamos falar separadamente sobre cada um dos que consideramos mais importantes no atual cenário de transformação digital, a saber:

 

1. Melhor experiência do usuário


Você já tentou acessar um site do seu celular cujos botões são muito pequenos ou onde leva "milhares de anos" para chegar à página em que clicou? Ou onde as imagens do site são cortadas para impedir que você entenda as informações que estão sendo transmitidas?

Bem, esses são todos os recursos de um site que não responde. Em média, temos 8 segundos para chamar a atenção do usuário para o nosso site, por isso precisamos ser o mais eficientes possível em cada detalhe.

A resposta garante que o utilizador compreende toda a informação que pretende transmitir, “alterando” a forma como o conteúdo é apresentado para um formato mais interessante, independentemente do dispositivo que utiliza, resultando numa maior satisfação com o acesso.

Um site responsivo será projetado com tudo, desde textos incorporados a imagens e gráficos que o usuário poderá acessar.

 

2. O acesso por meio de dispositivos móveis está aumentando.


De acordo com estudo do Centro Regional de Pesquisas para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, cerca de 71 milhões de brasileiros acessam a Internet somente pelo celular, número significativo quando se considera os cerca de 126,9 milhões de internautas brasileiros. Ou seja, 56% das pessoas que acessam a internet o fazem apenas pelo celular. Acho que são dados muito relevantes para a gente olhar para analisar a experiência mobile do nosso site, não é?
A tendência é que esse número continue a aumentar simplesmente porque é mais fácil para as pessoas segurar telefones celulares ou tablets nas mãos hoje em dia do que é para computadores de mesa ou laptops.

 

3. Compartilhe via redes sociais


Não é segredo que os brasileiros passam a maior parte do tempo online nas redes sociais. A grande maioria do acesso às redes sociais se dá por meio de telefones celulares.

A partir dessas redes, os usuários são "enviados" para várias páginas diferentes, incluindo sites de empresas. Assim, a maioria das chamadas de redes sociais, por exemplo, por meio de um link compartilhado, serão feitas de um telefone celular.

Tanto os acessos regulares como os pagos serão encaminhados para o site da empresa, pelo facto de a maior parte das chamadas serem efectuadas através do telemóvel, é muito importante ter atenção.

 

4. Aumente a taxa de conversão de clientes potenciais.


Quando pensamos em clientes em potencial, a facilidade de conversão sempre será uma aliada das altas taxas de conversão. Ao projetar com capacidade de resposta em mente, você precisa considerar as práticas recomendadas para facilitar a conversão de formas menores e mais dinâmicas, como o tamanho da fonte, para garantir maior legibilidade nas margens. Esse cuidado proporciona um aumento na taxa de conversão do site, para que o usuário não tenha problemas, por exemplo, no preenchimento de formulários.

 

5. Prioridade de indexação no Google.


Quando pensamos nos melhores rankings do Google, é importante ter certeza de que o Google sempre priorizará a melhor experiência do usuário, garantindo que as pesquisas por ele realizadas forneçam as melhores informações na web, somente quando analisadas desta forma serão de extrema importância. Logicamente, achamos que o Google prioriza sites responsivos sempre que um usuário pesquisa usando um telefone celular, certo?

Bem, acontece que o Google anunciou em 2018 que priorizaria os dispositivos móveis ao indexar páginas em seus resultados de pesquisa, o que significa que sites responsivos são na verdade muito mais eficazes quando analisamos o mecanismo de pesquisa do Google. Isso ocorre porque a maioria das pesquisas do Google já é feita em dispositivos móveis, então os sites responsivos têm uma classificação melhor do que os não responsivos.

 

6. Melhor desempenho em conexões lentas.


Além disso, no Brasil, as conexões móveis são geralmente mais lentas do que as conexões de banda larga fixa, e essa realidade pode mudar ao longo dos anos, mas isso vai continuar por algum tempo. Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, o desenvolvimento responsivo de sites pode melhorar as imagens dos sites, reduzindo seu tamanho, pois a tela do mobile é muito menor que a do desktop, logo o site é mais leve, abre mais rápido e pelo tamanho reduzido. Tela e permanece em alta qualidade.

 

Como faço para criar um site responsivo?


Idealmente, a capacidade de resposta é esperada durante o design do site, então todos os desenvolvimentos já estarão prontos para esta opção.

Atualmente, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo é o WordPress devido à sua simplicidade e eficiência tanto no desenvolvimento quanto no gerenciamento de conteúdo, sendo que quase todos os recursos deste sistema foram otimizados para suas versões para acesso móvel.

Ao contratar um novo site, certifique-se de que o responsável preparou o seu site para essa realidade.

 

Como posso saber se meu site está responsivo?


O Google fornece uma ferramenta amigável do Google Mobile com a qual você pode verificar e determinar se o site em questão é responsivo ou não. Clique aqui para acessar a ferramenta e agora verifique se o seu site é adaptável.

 

conclusão


Acompanhar o desenvolvimento tecnológico é uma obrigação para todas as empresas que desejam um crescimento contínuo e sustentável. O site é a parte mais importante de uma estratégia de marketing digital porque é uma porta de entrada para seus clientes aprenderem ou continuarem a se conectar com a tua marca.

Dada a concorrência que já existe, garantir a melhor experiência possível ao usuário é garantir que você tenha mais do que uma 'página' da web, mas uma ótima ferramenta de marketing e vendas.

A tendência é que as ligações no celular continuem crescendo e hoje respondam por 56% das ligações no Brasil, por isso é tão importante que seu site seja desenhado para estar sempre à frente da concorrência.

 

Admin
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