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5 passos fundamentais para começar um blog de sucesso!

 5 passos fundamentais para começar um blog de sucesso!



Criar um blog de sucesso é uma etapa importante para empresas que buscam estabelecer uma boa presença digital. Afinal, o blog permite a você aumentar o número de visitas ao seu site, educar seus clientes e até gerar novas oportunidades de negócios, aumentando assim seus lucros.


Se você deseja iniciar um blog de sucesso para o seu negócio, confira agora 5 etapas essenciais que você não pode parar de seguir!


1. Tenha um objetivo claro

O primeiro passo para construir um blog de sucesso é definir uma meta a ser alcançada. Sem uma meta bem estabelecida, você não será capaz de medir a eficácia de suas ações e terá dificuldade em escolher as métricas certas para medir seus resultados.


Você quer aumentar o número de visitas? Você quer gerar leads? Você quer educar seus clientes? Seu objetivo é o que vai nortear suas estratégias e o tipo de conteúdo que você produz, ajudando seu negócio a crescer com o marketing digital.


Lembre-se de que um dos grandes diferenciais do marketing digital é que ele permite monitorar os resultados das campanhas de uma forma muito mais precisa do que a tradicional. Por isso é tão importante definir seus objetivos, pois é segundo eles que você trabalhará melhor com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.


Caso você não saiba, saiba que este é um serviço que permite receber relatórios de toda a movimentação que está acontecendo em seu blog, incluindo dados sobre a audiência que o possui. alcançadas, a origem do tráfego, as páginas mais visitadas, entre outros.


2. Defina sua personalidade

Saber o público que você deseja alcançar é outra parte muito importante para garantir o sucesso de um blog. Portanto, é preciso definir-se antes de criar o conteúdo, pois somente conhecendo suas características e objetivos será possível criar o material certo para atraí-lo.


Além de ajudá-lo a definir quais tópicos cobrir em seu blog, saber mais sobre seu público o ajudará a definir as palavras-chave para trabalhar em seu conteúdo.


Construir sua personalidade, ou o arquétipo de seu melhor cliente, é algo que você pode fazer ao se perguntar sobre o perfil de cliente típico de sua empresa. Quem é ele? Que tópicos interessam a você? Qual é o seu nível de educação? Quem são seus maiores influenciadores?


Perguntas como essas permitem que você identifique o que seu cliente ideal está procurando em sua empresa. Você pode então definir o perfil do cliente a partir dessas respostas para criar um personagem. É por isso que seu conteúdo agora precisará ser direcionado.


3. Planeje bem o seu conteúdo

O conteúdo do seu blog não pode ser criado aleatoriamente, negligenciando o progresso do seu cliente no funil de vendas e não ajudando você a atingir seu objetivo. Portanto, o planejamento é essencial para quem deseja iniciar um blog de sucesso. Com ele, você poderá definir textos que o ajudarão na jornada do cliente e que estão diretamente ligados ao seu objetivo.


O planejamento também evitará que você fique sem ideias para o blog, pois os tópicos a serem desenvolvidos serão definidos com antecedência. O ideal é fazer uma projeção de pelo menos três meses. Dessa forma, você terá mais tempo para avaliar o sucesso de sua estratégia e poderá sugerir ajustes para melhores resultados.


Acima de tudo, um bom planejamento dependerá dos objetivos que você tem para o blog. Eles devem ser muito claros. Essas metas podem ser obter vários leads, aumentar o tráfego, construir a marca com os consumidores e muito mais.


Depois de esboçado, crie um calendário editorial para organizar suas tarefas e facilitar o processo de desenvolvimento (considerando o tipo de conteúdo, formato, editores que o desenvolverão e dias de publicação).


Para facilitar o seu trabalho, use tabelas e recursos tecnológicos. Escrever com foco nas pessoas e usar as métricas corretas é muito mais sobre como manter os resultados conforme o esperado.


4. Invista em SEO para começar um blog de sucesso

Um fator chave na construção de um blog de sucesso é garantir que ele ganhe as primeiras posições nas pesquisas do Google. Dessa forma, você pode aumentar drasticamente o número de visitas ao seu blog, o que o ajudará a alcançar mais clientes.


Por isso, seu blog deve ser criado seguindo as melhores práticas de SEO, usando tags HTML corretamente e com conteúdo focado em palavras-chave relevantes para o seu negócio. Dessa forma, você ajuda os robôs de pesquisa a navegar em seu site, identifica os termos-chave em seu conteúdo e oferece a você melhores posições nos sites de pesquisa.


É importante ressaltar que mesmo que seu blog tenha conteúdo útil para o público, sem usar boas práticas de SEO, você dificilmente alcançará as primeiras posições nas buscas.


A razão é que a qualidade do texto não é o único fator que faz a diferença na Internet. Tópicos como scannability e uso correto de palavras-chave, por exemplo, também contam muito no ranking.


Para os mecanismos de pesquisa, garantir a melhor experiência possível do usuário é o que determina os melhores posicionamentos. Portanto, evite práticas como copiar textos e invista em design responsivo para que seu conteúdo também inclua usuários de smartphones e tablets.


5. Promova nas redes sociais

Não faz sentido começar um blog se o seu conteúdo não atingir o seu público. Para isso, você pode contar com as redes sociais. Eles são uma ótima ferramenta para ajudá-lo a promover sua cópia e atingir o público-alvo de seu negócio. Por isso, crie perfis nas mídias mais utilizadas por você e poste com frequência o conteúdo que você criou, mantendo seus fãs e assinantes interessados ​​nos materiais produzidos.


Além de ajudar você a manter um bom relacionamento com seus clientes atuais, as mídias sociais podem ajudar seu trabalho a alcançar mais pessoas, influenciando diretamente no sucesso do seu blog.


Mas atenção: antes de começar a criar perfis para sua marca nas mais diversas redes sociais, primeiro tente entender o perfil de cada um. Assim, você poderá estruturar campanhas mais eficazes de acordo com a característica que cada uma apresenta.


Instagram, por exemplo, é uma rede social focada no uso de imagens, o que significa que postar textos longos simplesmente não faz sentido. O Twitter é limitado a 140 caracteres, o que requer uma capacidade maior de resumir informações e trabalhar com links. Por fim, tente estudar o perfil da mídia social e, em seguida, adote o uso de aplicativos como Everypost e HootSuite.


Você gostou das dicas que aprendeu neste artigo para começar um blog de sucesso? Entre em contato e veja mais detalhes em como podemos ajudá-lo!

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